Ponte Akashi-Kaikyo


A Ponte Akashi-Kaikyo é a maior ponte suspensa do mundo e é provável que seja a maior obra de engenharia do Japão, nesta grande obra a tecnologia de pontes de suspensão foi levada até ao limite.

O Estreito de Akashi tem 4 km de largura no local da ponte com profundidades do mar de 100 metros e correntes de média 14 km/h. O Estreito de Akashi é uma das vias mais movimentadas do mar no mundo, com mais de mil navios por dia viajando com ele. Além disso, a ponte fica em uma região de tufão em que os ventos podem atingir velocidades de 290 km/h.

A construção da ponte inicou-se em 1988, sendo aberta oficialmente ao público em 1998, foram usadas 181 mil toneladas de aço e 1.4 milhões de metros cúbicos de betão. Os cabos de aço utilizados correspondem ao círculo do mundo sete vezes. Durante os dez anos de construção, nunca houve um acidente fatal na Akashi-Kaikyo.

A construção de uma ponte suspensa envolve o uso de dois cabos principais que se estende entre duas torres.  O tabuleiro da ponte está ligado aos cabos principais por cabos secundários mais finos.  Para suportar o tabuleiro os cabos principais estão presos em cada extremidade por grandes blocos de ancoragem, na Akashi-Kaikyo os blocos de ancoragem têm o peso de 350 000 toneladas.

Esquema Estrutural da ponte Akashi-Kaikyo

Neste tipo de ponte, a estabilidade aerodinâmica é uma característica essencial. Por esse motivo, foi escolhido um tabuleiro treliçado (ver foto em baixo), pois além de proporcionar rigidez à ponte, impõe baixa resistência à passagem do vento. Além disso, foi decidido instalar, ao longo do piso treliçado, placas estabilizadoras para direcionar o vento e, com isso, reduzir a torção do tabuleiro.

Tabuleiro treliçado usado na ponte Akashi-Kaikyo
Para atender a essas condições, vários projetos e análises foram feitos. Até mesmo um modelo da ponte em escala 1:100 foi construído e testado exaustivamente (ver foto em baixo) a fim de se desenvolver uma estrutura estável o suficiente para suportar a acção do vento.

Modelo da ponte em escala 1:100 testado em Laboratório

O risco de terramotos foi outro factor cuidadosamente analisado durante o projecto. A Akashi-Kaikyo foi projectada para resistir a dois tipos de terramotos: um com até 8,5 graus de magnitude na escala Richter ocorrendo a uma distância de 150 km da ponte e outro com um período de ocorrência de 150 anos com epicentro dentro de um raio de 300 km em torno da ponte. Graças a estes cuidados, a ponte  resistiu ao terramoto Hyogo-ken Nanbu em 1995, que teve como única consequência para a ponte o facto de esta ter deslocado os seus pilares, aumentando em 1 m a distância entre eles.

Brevemente vamos colocar disponível o documentário do Big Bigger Biggest da National Geographic sobre esta grande obra de engenharia, fica aqui um excerto do documentário:



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